O QUE É COP26?

Alex Aragão

26 de out. de 2021

COP26 que será realizada entre o dia 1 e 12 de novembro em Glasgow, na Escócia.

A sigla COP significa Conference Of Parts (em português Conferência das Partes) é uma parte da convenção do Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima.
Trata-se de um evento anual onde Líderes mundiais de 196 países se reúnem para monitorar, analisar inventários de emissões, revisar o comprometimento dos países e definir planos para combater as alterações do Clima. O 26 significa que esta é a 26ª reunião do grupo.
A COP foi criada durante a ECO-92 que foi a primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro no ano de 1992.
A primeira edição da COP aconteceu em Berlim na Alemanha no ano de 1995 desde então, ocorre anualmente.
Nessas sessões anuais da Conferência os delegados governamentais dos países participantes da Convenção, são os únicos com poder de voto, para que ações sejam tomadas por consenso entre as Partes. Pois também tem como participantes jornalistas, integrantes de organizações não governamentais (ONGs), entre outros, que participam como observadores.
Durante a COP21 realizada em Paris na França, foram estabelecidas metas para serem atingidas em 5 anos, ou seja, serão analisadas agora na COP26.
Todos os países assumiram metas internas, uma elas é a de redução das emissões de carbono na atmosfera, para colaborar para que os termômetros não subam mais do que 2°C em média neste século.
Será que essas metas foram atingidas?
Vamos saber durante a COP26 que será realizada entre o dia 1 e 12 de novembro em Glasgow, na Escócia.